Muita gente não utiliza o DDA por desconhecer sua funcionalidade ou confundir com um débito automático.
Então já começo esclarecendo: O DDA não debita automaticamente na sua conta.
O que é então: O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema bancário que traz diretamente no seu Internet Banking, todos os boletos que foram emitidos e registrados no seu CNPJ/CPF.
Para isto, você tem que habilitar esta função no site do seu banco, normalmente é algo simples e intuitivo. Contudo, após habilitado, pode demorar algumas horas para os boletos aparecerem.
E por que ele facilita sua vida?
Porque com o DDA, você não precisa mais guardar boletos ou mesmo pedir o boleto para seu fornecedor, além de não precisar digitar ou escanear o código de barras. O título estará listado no contas a pagar do seu Internet Banking.
Basta conferir o valor, vencimento e beneficiário de acordo com o que você já tem lançado para pagamento, selecionar e seguir com a autorização do pagamento.
Então se eu não autorizar, não paga?
Não! Você só paga após sua conferência, confirmação e passar por todos os processos bancários de segurança (senha, contra-senha…).
No dia a dia do financeiro da Franquia ValeSafe, pode aparecer um título que não consta em nosso sistema para pagamento.
Neste caso temos que tomar o seguinte cuidado:
Primeiro, verificar o valor, beneficiário, buscar mais informações com o Setor de Compras para confirmar se o título é devido ou não.
Pois pode ser o caso de uma falha nossa de lançamento e o título ser devido. Neste caso, o DDA nos ajuda a corrigir este lapso e pagar o título em dia.
Agora, depois de pesquisado, confirmado que o título é indevido, basta não pagar. Podendo ainda, dependendo do banco, informar que não reconhece o título no próprio site.
Enfim, este é um básico sobre o DDA, o qual orientamos muito sua utilização.
Conte com a Franquia ValeSafe para esta e mais dicas para gerir sua unidade!!
Forte abraço!
Felipe Sousa